Publicação de livros derivados da extensão universitária é foco de edital

Texto: Gabriela Villen  I  Fotos: José Irani  

A Editora da Unicamp, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), lançou nesta segunda-feira (4) o edital “Pesquisa e ensino na extensão universitária da Unicamp” (2024/2025). Marcando a primeira parceria entre os dois órgãos, o edital irá selecionar propostas de livros originais de caráter extensionista em todas as áreas do conhecimento, a serem publicados em 2025.

“Com o Edital, visamos estimular docentes e pesquisadores doutores do quadro funcional da Universidade Estadual de Campinas a apresentar à Editora propostas de publicação de obras monográficas ou de coletâneas de todas as áreas de conhecimento. O objetivo é complementar e enriquecer o acervo da editora com obras que não só atendam às demandas da comunidade acadêmica e contribuam para a formação de estudantes de graduação e pós-graduação, mas também tenham impacto significativo na sociedade em geral”, afirma a diretora da Editora da Unicamp, Edwiges Morato. 

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, considera que essa parceria com a Editora da Unicamp vai contribuir para adensar o acervo de obras relacionadas à extensão na Unicamp, cobrindo uma lacuna que existe também no país nesta temática. 

Edwiges Morato, diretora da Editora da Unicamp, e Fernando Coelho, pró-reitor de Extensão e Cultura, celebram o lançamento do primeiro edital conjunto.

Segundo Edwiges Morato, o edital procura ressaltar a relação de reciprocidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão universitária, focando em resultados de investigação científica de interesse social. “Vale notar que tem crescido o interesse da comunidade universitária pelas mais variadas atividades e experiências consolidadas de extensão. No entanto, a abordagem editorial desse trabalho é ainda predominantemente descritiva, nem sempre deixando clara a contribuição do domínio teórico considerado e o impacto dos métodos utilizados, por exemplo”, destacou. Ela ressaltou ainda o caráter pioneiro da iniciativa, tendo em vista que as atividades de extensão ainda integram pouco ou nada o catálogo das editoras brasileiras. 

Para ela, a extensão universitária se ocupa de uma das faces públicas mais exigentes do trabalho desenvolvido pela comunidade acadêmica, aquela que dialoga, compartilha, e constrói saberes e tecnologias de diversas naturezas e funções com a sociedade, com impactos na formação, no pensamento científico e na profissionalização. Esse perfil vai ao encontro dos interesses da Editora da Unicamp, de incentivo à leitura e à disseminação, formação e discussão do conhecimento científico, acadêmico e cultural. “As conversações entre a Editora da Unicamp e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura que precederam o lançamento do Edital procuraram alinhavar os termos deste nosso projeto conjunto, cujo objetivo é extroverter, dar visibilidade e compartilhar resultados do formidável conjunto de trabalhos de caráter extensionista desenvolvido na Unicamp”, explicou. 

O edital é dirigido a docentes e pesquisadores doutores de centros e núcleos da Unicamp. O objetivo é divulgar, para um público amplo, os trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica e científica da Unicamp. As obras completas devem ser submetidas no ato da inscrição, até 31 de agosto de 2024. Não serão aceitas propostas incompletas ou em versão preliminar. Para todas as informações sobre as diretrizes de submissão da obra, acesso o edital

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima