Programa UniversIDADE abre semestre letivo celebrando expansão e parcerias

Texto: Fernando Barbosa e Gabriela Villen  I  Fotos: José Irani

O novo ano de atividades do Programa UniversIDADE teve a abertura nesta terça-feira (5), no Centro de Convenções da Unicamp (CDC). O Programa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) chega a 2024, oferecendo 5 mil vagas, em 177 atividades e quase 900 inscritos. A abertura do semestre contou com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, da coordenadora do Programa, Alice Helena De Danielli, a Leninha, além da equipe e alunos.

Para Fernando Coelho, o Programa cumpre funções importantes, tanto no oferecimento de atividades de qualidade, para o público 50+, quanto na promoção de laços afetivos. “É um Programa que envolve as pessoas, algumas um tanto quanto solitárias, e oferece essa oportunidade de estar na universidade, participando de atividades muito interessantes. Ele traz a sensação de pertencimento e, sem dúvida nenhuma, tem enorme impacto na vida de todos os envolvidos”, enfatizou o pró-reitor. Segundo ele, a maturidade e o potencial do Programa levam a Proec a estar cada vez mais interessada em expandir os projetos nele desenvolvidos.

Alunos do Programa UniversIDADE em abertura do semestre no CDC

Leninha destacou a ampliação da interação com a Graduação da Universidade, impulsionada pela curricularização da extensão.  “Essa parceria com alunos, docentes e pesquisadores tem dado bons frutos, o que ajuda a ampliar a oferta de atividades e promove benefícios a eles e aos alunos do UniversIDADE”, afirmou. Segundo ela, o UniversIDADE oferece bolsas para alunos de graduação e pós-graduação, além de apoio em pesquisas. “Temos a expectativa de que, em breve, os alunos de graduação da Unicamp poderão oferecer atividades, que sejam contabilizadas como horas de extensão no currículo”, ressaltou.

A coordenadora aposta ainda na ampliação da oferta de projetos envolvendo os alunos do Programa, que devem envolver ações no Hospital de Clinicas (HC) da Unicamp e no centro da cidade de Campinas.

Circuito Saúde

Uma das atividades que promove parcerias entre Programa UniversIDADE e outras áreas da Unicamp é o Circuito Saúde, realizado no início de cada semestre, com Centro de Saúde da Comunidade (CECOM), Faculdade de Enfermagem da Unicamp (FENF) e Faculdade Anhanguera Taquaral. Esta edição acontecerá no dia 4 de abril, a partir das 8 horas, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU).

Segundo Leninha, nessa ação são montadas estações, onde estudantes de graduação de diversos cursos da área da saúde, avaliam os alunos do Programa UniversIDADE. São realizadas aferições da saúde básica, como mensuração da pressão arterial, glicemia, antropométrica, acuidade visual, controle vacinal, avaliação bucal e postural, além de uma roda de conversa com o grupo da psicologia.

Challenge Day

Ainda neste semestre, o Programa participa do  “Challenge day – Dia do Desafio”. O evento, de combate ao sedentarismo e incentivo à prática de esportes e atividades físicas, acontecerá no dia 24 de maio, na Praça da Paz. Serão organizadas diversas atividades, visando trazer aos alunos práticas para se manterem ativos.

10 anos do Programa UniversIDADE

O mês de outubro será marcado pelas comemorações dos 10 anos de atividades do Programa UniversIDADE. O evento comemorativo será realizado na primeira semana do mês, com o dia mundial da pessoa idosa e diversas ações paralelas.