Seminário “Estudo para aproximações do entorno” marca o início do Projeto Unicamp da Cidade

Texto: Gabriela Villen

A preocupação com o entorno urbano na criação ou condução de programas e políticas públicas é o cerne do Seminário “Estudo para aproximações do entorno”, que acontecerá nesta quinta-feira (14), às 9 horas, no Centro de Convenções (CDC) da Unicamp. O evento, organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), é parte do Projeto Unicamp da Cidade, que deve ocupar um prédio no centro de Campinas, em parceria com a Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec). O Seminário traz profissionais das áreas de arquitetura, arte, cultura e políticas públicas, para debater propostas de integração de populações marginalizadas em equipamentos culturais de acesso público. 

De acordo com a coordenadora geral da Diretoria de Cultura (DCult) da Proec, Sylvia Furegatti, o Seminário foi projetado para auxiliar o grupo de docentes e técnicos da Unicamp e da FUMEC/Ceprocamp (Centro de Educação Profissional de Campinas) envolvidos no Projeto. “Com o avanço dos trabalhos para a integração entre as equipes da Universidade e da Prefeitura, o grupo propôs a elaboração de um Seminário voltado às questões próprias da ocupação e transformação de áreas urbanas, que consideram a integração da população da área a sofrer as mudanças, ponto importante para o bom desenvolvimento do projeto a ser implantado”, explicou.

Entre as experiências que serão apresentadas, estão a do SESC (Serviço Social do Comércio), que conta com uma Área Técnica de Implantação de Projetos de suas sedes pelo país, e a da área de Programas Especiais do Setor Educativo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

O Acordo de Cooperação Formal assinado entre Unicamp e Fumec prevê a renovação de uma área central da cidade de Campinas, situada ao lado do Terminal Urbano de Ônibus Central, na qual um conjunto variado de atividades de saúde, assistência, educação patrimonial e ações artísticas e culturais serão oferecidos.

 

Rolar para cima