Texto: Fernando Barbosa e Gabriela Villen I Fotos: José Irani e Luiz Tadeu
Foi lançada, na última quarta-feira (6), a etapa “Patrulheiros em Ação”, que amplia o acordo de cooperação entre a Unicamp e o Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania (Campc) – Patrulheiros de Campinas. O evento, que aconteceu na Escola de Educação Corporativa (Educorp), contou com a participação do pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho; do presidente dos Patrulheiros de Campinas, Adailton Silva; da coordenadora de projetos dos patrulheiros, Simone Scabello; o diretor associado da Faculdade de Educação Física (FEF), João Paulo Borin; e da coordenadora de Acolhimento, Escuta e Desenvolvimento, da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), Maria Bezerra Carvão.
A nova etapa permitirá aos patrulheiros que atuam na Unicamp a utilização do espaço da Faculdade de Educação Física (FEF) para atividades físicas (musculação). “Fico feliz em ver ações que a Proec vem implementando trazerem resultados para a comunidade e quero crer que a Unicamp, em breve, vai apresentar papel de destaque nessa área”, afirmou o pró-reitor. Isabel Floriano e Guilherme Capovilla, da equipe de Projetos Estratégicos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), coordenam a atividade em parceria com Carlos Aparecido Zamai, do Laboratório de Biologia Integrativa do Exercício (LaBIEx) da FEF.
Para Adaílton Silva essa ação é fundamental para a manutenção da saúde física e mental dos patrulheiros. Simone Scabello, por sua vez, destacou o caráter inovador da ação, que amplia as possibilidades de inserção dos patrulheiros no ambiente universitário para além das atividades profissionais de jovem aprendiz.
A Unicamp conta com quase 100 adolescentes, contratados por meio da Lei do Aprendiz, atuando na área administrativa. O acordo de cooperação, firmado em agosto de 2023, pretende envolver o jovem aprendiz em outros aspectos da vida universitária. As ações, que estão sendo coordenadas pela equipe de Projetos Estratégicos da Proec, incluem aulas preparatórias para o vestibular, assistência odontológica e acesso à Biblioteca Comunitária.