Programa Prescrição Cultural é primeira ação conjunta da Proec-Unicamp com a Universidade do Porto

Texto: Bruna Garcia | Edição: Gabriela Villen I Foto: José Irani
“Quanto mais pessoas mostrarem que a arte e a cultura fazem bem à saúde, mais os médicos convencem que vale a pena a confirmação”, afirmou Fátima Vieira, vice-reitora de Cultura da Universidade do Porto em visita à Unicamp, no dia 16 de abril. A vice-reitora apresentou ao pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho, o Programa Prescrição Cultural, que busca a melhora da saúde física e mental por meio do consumo de cultura. “Estou aqui para mais um avanço da nossa parceria. É um projeto revolucionário, vamos revolucionar a relação entre cultura e saúde”, ressaltou, convidando a Unicamp para fazer parte do Programa.
Para Fernando Coelho, o Programa vem ao encontro de iniciativas que estão sendo desenvolvidas pela Proec, que também aposta nessa articulação entre cultura e saúde. “Essa visita sedimenta algo que já vem sendo trabalhado há muito tempo. Temos pontos de interesse comuns, atividades parecidas acontecendo nas duas universidades. Agora consigo reunir densidade, público e uma massa crítica de pesquisadores e docentes que vão ter interesse em estabelecer um laço formal de colaboração”, destacou o pró-reitor.
De acordo com Fátima Vieira, a arte terapia ainda é uma área que carece de conhecimento científico robusto e um dos intuitos deste programa seria justamente mudar este cenário. Coelho destacou ainda o caráter de “pesquisa extensionista” que o Programa proposto pela Universidade do Porto estimula. “Ele estabelece toda uma rede de interações, que abrange todos os atores e trata tudo de forma horizontal”, pontuou.

O pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho, recebeu Fátima Vieira, vice-reitora de Cultura da Universidade do Porto

A reunião fez parte da visita de uma comitiva da Universidade do Porto à Unicamp, que incluiu o reitor, António Sousa Pereira, professores e autoridades. A comitiva se dividiu em áreas de interesse.No período da manhã, Fátima Vieira foi recebida pelos coordenadores da Diretoria de Cultura (DCult), Sylvia Furegatti e Cláudio Ferreira, e realizaram um tour pelos aparatos culturais da Proec.