FOP oferece atendimento odontológico para Patrulheiros de Campinas

Texto: Thais Alves Dos Santos  I  Edição: Gabriela Villen  I  Fotos: José Irani

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp irá oferecer atendimento odontológico gratuito aos Patrulheiros de Campinas. O programa faz parte do convênio de cooperação assinado pela Unicamp e pelo Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania (Campc) – Patrulheiros Campinas – para oferecer atividades socioeducativas, culturais, esportivas e de assistência à saúde a cerca de 1.200 jovens da cidade. As ações estão sendo coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). O lançamento aconteceu na sede da Campc, na Av. das Amoreiras, e contou com a participação do Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho, o Presidente dos Patrulheiros Campinas, Adailton Silva, a Diretora associada da Faculdade de odontologia de Piracicaba, Karina Gonzales Silvério Ruiz, e o Diretor financeiro da Campc, Leandro Garcez. As primeiras, envolvendo a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, irão oferecer atendimento odontológico gratuito aos jovens Patrulheiros.

De acordo com Isabel Floriano, dos Projetos Estratégicos da Proec, responsável pelas articulações dessa parceria, o principal objetivo desse projeto é oferecer, aos jovens patrulheiros vinculados à Campc/Patrulheiros Campinas, assistência à saúde, por meio de assessoria que promova o bem-estar, a qualidade de vida, o desenvolvimento e a inclusão social desses jovens em situação de vulnerabilidade. “Existe ainda a intenção de proporcionar ao corpo discente da Unicamp uma interação maior com a sociedade, permitindo que estes apliquem o conhecimento técnico adquirido em atividades extensionistas”, afirmou Isabel.

Inicialmente, os serviços prestados serão focados em diagnóstico e prevenção. Os atendimentos serão feitos pelos estudantes do último ano da FOP, na sede dos Patrulheiros Campinas. “O atendimento aos jovens da Instituição Patrulheiros permite aos graduados da FOP vivenciarem as necessidades odontológicas de uma faixa etária da população”, pontuou a Diretora associada da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, Karina Gonzales Silverio Ruiz.

“Esses acordos são muito interessantes, porque não só permitem que a universidade faça ações na comunidade, mas também permite que essas ações sejam transformadas em créditos e horas de extensão. Esses acordos caminham nessa direção. Eles surgem para atender duas demandas: uma que existe na sociedade, outra que existe dos nossos alunos”, ressaltou o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho. Segundo ele, a previsão é que o projeto caminhe para uma parceria com o SUS, para possibilitar que casos que demandem uma maior interação odontológica possam ser feitos no SUS.

Biblioteca Comunitária

Na ocasião, foi também inaugurada a placa da Biblioteca Comunitária (BIBCOM) na sede dos Patrulheiros de Campinas, mais uma parceira coordenada pela Proec.