Fórum Permanente terá pré-lançamento de documentário sobre as dificuldades de permanência dos povos indígenas no ambiente universitário

Texto: Camila Delmondes (Comunicação FCM) I  Imagem: reprodução de O Caminho da Cura – Documentário

Acontece na Unicamp, no dia 22 de maio, o Fórum Permanente Diálogos sobre Subjetividades dos Povos Indígenas e Desafios da Permanência na Universidade. Na ocasião, ocorrerá a pré-estreia do documentário O Caminho da Cura. O filme é conduzido por um acadêmico Yepã Mahsã que assume a câmera para relatar sua própria jornada. O longa-metragem foi idealizado a partir das oficinas audiovisuais do projeto de pesquisa “Ayurí-Fapesp, saúde, doença e cuidado na perspectiva dos alunos indígenas ingressantes nos cursos de graduação” da Unicamp. Confira a programação completa do fórum. As inscrições podem ser feitas no link.

A obra apresenta uma perspectiva crítica e profunda sobre as experiências e subjetividades dos povos indígenas, com destaque para os desafios enfrentados por eles na busca pela permanência no ambiente universitário.

“Falar sobre a permanência dos estudantes indígenas na universidade é muito importante para nós que estamos aqui na faculdade. Quero levar a câmera para registrar algumas coisas e conversar com alguns estudantes”, comenta a estudante indígena do Instituto de Artes da Unicamp, Helen Lelis, à época das rodas de conversa do Projeto Ayurí-Fapesp.

Responsável pelo projeto de pesquisa, o docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Nelson Filice de Barros, explica que a iniciativa é decorrente do primeiro projeto de pesquisa realizada na Unicamp, com financiamento da Fapesp, com os acadêmicos indígenas. “A nossa primeira roda de conversa foi de expansão e essa última é de recolhimento. O que resulta de mais importante nesse processo não é o que a gente publica [como pesquisador], mas de fato a permanência de todos nós, juntos, nessa Universidade que precisa ser transformada”, disse o docente quando da conclusão do projeto com os estudantes.

Assista, abaixo.

Rolar para cima