Regente do Coral do Programa UniversIDADE é selecionado para o “Opernfest Prague 2024”

Reportagem e fotos: José Irani  I  Texto: Fernando José Barbosa  I  Edição: Gabriela Villen

O regente do Coral do Programa UniversIDADE, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp, Clóvis Português da Silva Júnior, já está aprontando as malas para partir rumo à cidade de Praga, na República Tcheca. Ele foi um dos 25 selecionados de todo o mundo para  participar do Festival Internacional Opernfest Prague 2024, entre os dias 07 e 14 de julho de 2024. O evento tem como objetivo impulsionar a carreira de jovens talentos da ópera, com treinamento individual de alta qualidade e exposição internacional.

Clóvis é aluno do Instituto de Artes da Unicamp (IA) e vem ganhando cada vez mais espaços, atuando como tenor solista da Orquestra Municipal de Campinas e da Orquestra Sinfônica da Unicamp, além de corista do Coro Contemporâneo de Campinas, regente do Projeto Canarinhos da Terra Unicamp e preparador vocal do Coral Unicamp Zíper na Boca. A ida de Clovis ao Festival contou com o apoio da Proec, que viabilizou suas passagens.

Oriundo de escola pública da periferia de Campinas, Silva Junior vê na seleção uma oportunidade valiosa de trocar experiências com diretores, maestros, pianistas e professores de canto dos principais teatros de ópera da Europa, além de desfrutar de um ambiente encorajador e colaborativo que vai apoiar os participantes em seus objetivos artísticos.

“Além do Instituto de Artes, toda essa atividade impactará meu trabalho à frente do Coro do Programa UniversIDADE e Canarinhos, mesmo que neste curso serão abordados aspectos do canto individual, muitas das especificidades aprendidas no que diz respeito à vivência musical, lidar com outras culturas e outras práticas didáticas advindas de uma cultura de tradição europeia serão trazidas para nossos futuros trabalhos”, anseia o regente.

Para ele, sua participação no Festival Internacional deverá estabelecer novas pontes com o contexto musical tcheco, abrindo as possibilidades de participação futura de outros estudantes de canto lírico do IA da Unicamp. Ele destacou a importância do professor Ângelo Fernandes, em carreira, como apontador de sua vocação de solista e durante seu processo de formação. “O professor Angelo Fernandes, que também é professor e cantor solo, foi o meu mestre, alguém em quem inspirar”, reconhece.

Está prevista a participação de Clóvis em 4 árias (peças solos), uma gravação com a Orquestra Municipal de Praga, uma gravação com piano com os professores e 2 “master class” (aulas coletivas) e audições abertas para outros diretores. No retorno dele a Unicamp vai agendar uma apresentação dessa experiência e um recital mostrando toda a experiência de sua participação de primeiro aluno da Unicamp selecionado para o Opernfest Prague.