Texto: Fernando Barbosa I Edição: Gabriela Villen I Imagem: José Irani
Dentro das comemorações de seus 10 anos de implantação, o Programa UniversIDADE, da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp, se prepara para a expansão das atividades para os campi de Limeira e Piracicaba no segundo semestre. Atualmente, o Programa oferece quase 5 mil vagas, em 177 atividades, em Campinas, nos eixos: Arte e Cultura; Esporte e Lazer; Saúde Física e Mental; Sociocultural e Empreendedorismo. O objetivo do Programa é promover saúde física e mental e a qualidade de vida para o, para público acima dos 50 anos.
O pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, ressalta a importância dessa expansão do Programa, como forma de ampliar um trabalho que já foi testado e colhe frutos. “O programa UniversIDADE desperta muito interesse das prefeituras. Achamos que, dentre os vários programas institucionais que a gente tem, esse deveria começar essa aproximação, por Limeira e Piracicaba”, afirmou.
Segundo ele, a expansão já vinha sendo estudada desde o início desta gestão e agora se tornou viável. “Isso vai numa direção de fortalecimento da extensão nos campi fora de Campinas e deve aumentar a percepção da importância de a Universidade estar próxima das comunidades locais”, aposta o pró-reitor. Coelho explicou que, a princípio, as atividades vão utilizar a estrutura já existente nestes dois campi, com um funcionário da Proec em cada um coordenando os trabalhos.
“Fico feliz que isso está prestes a acontecer, pois a ideia da expansão existe desde sua concepção. Levar o Programa UniversIDADE para diferentes lugares e atender cada vez mais a população em processo de envelhecimento. É um sonho para mim, pois vejo o quão importante ele é e o quanto transforma a vida das pessoas, o quanto elas são gratas pela oportunidade de participar das atividades, de continuar a aprender, a desenvolver novas habilidades e conhecimentos, a ter vida social e principalmente se sentirem parte da sociedade”, considera Leninha, Alice Helena de Danielli, a coordenadora do Programa.
Leninha reforça que todas as atividades oferecidas no Programa são propostas voluntárias, realizadas por docentes, alunos e funcionários da Unicamp e por profissionais externos, com o objetivo de disseminar conhecimentos, experiências ou habilidades, além de estimular o desenvolvimento social e intergeracional. “As atividades são oferecidas de forma gratuita e tem caráter integrativo e interdisciplinar de modo a vincular a educação acadêmica à educação popular”, completa.
As reuniões que irão definir as estratégias e cronograma da implantação acontecerão na próxima quinta-feira (23), no Colégio Técnico de Limeira (COTIL), na Faculdade de Tecnologia (FT), na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP).