Programa UniversIDADE realiza visita técnica na Universidade de Salamanca

Texto: Gabriela Villen  I  Fotos: acervo pessoal

A semelhança do Programa UniversIDADE, da Pró-reitoria de Extensão, Esportes e Cultura (Proeec) da Unicamp, a Universidade de Salamanca orgulha-se do seu “Programa Interuniversitario de La Experiencia” (PIEX). Dirigido ao público com 55 anos ou mais, o Programa conta com sedes em Avila, Zamora, Bejar, Rodrigo, Benavente e Touro, além de Salamanca, marcando a colaboração entre universidade, comunidades locais e gestores municipais.

A fim de conhecer a experiência espanhola e fortalecer os laços acadêmicos, a assistente técnica de coordenação do Programa UniversIDADE, Georgia Martins, realizou, no mês de maio, uma visita técnica à Universidade de Salamanca, na Espanha. “Durante a visita, foi possível aprender com as práticas e metodologias desenvolvidas pelos colegas da Universidade de Salamanca, que fazem parte de um programa maior promovido pelo Ayuntamento de Castilha e León. As discussões e intercâmbios de ideias proporcionaram insights valiosos que podem ser aplicados para aprimorar o Programa UniversIDADE”, relatou Georgia.

Francisco Javier Rubio Munoz, diretor do Programa espanhol, destacou a visita da universidade brasileira, levando a experiência do Programa UniversIDADE, como evidência da importância da cooperação internacional para o enriquecimento dos programas educativos de ambas as universidades.

De acordo com Georgia, o PIEX oferece ciclos de cursos permanentes e complementares nas áreas humanísticas, históricas, científicas e artísticas. “Os alunos participam de oficinas sobre expressões artísticas, economia, questões sociais e intercâmbio intergeracional com estudantes de graduação, entre outros temas variados. Eles também formam grupos de teatro e coral”, contou.

Segundo ela, o Programa conta ainda com uma parte acadêmica sensu stricto, que consiste em três cursos acadêmicos com carga horária total de aproximadamente 300 horas letivas, sendo 100 horas por curso, ao final das quais os alunos se formam. “Além das disciplinas obrigatórias, os alunos podem frequentar atividades complementares, que trazem as mais diversas temáticas. Os egressos podem permanecer vinculados ao Programa, realizando itinerários ad hoc, e têm a opção de frequentar cursos de línguas e novas tecnologias, ministrados por alunos de diferentes graus da USAL em estágios, promovendo assim o intercâmbio intergeracional”, explicou.

A funcionária da Unicamp teve ainda oportunidade de participar das festividades de encerramento do semestre, com o Festival da Primavera. “Este evento cultural foi uma excelente oportunidade para vivenciar a integração e a celebração comunitária, características marcantes da instituição anfitriã”, ressaltou Martins.