Escola Estadual Francisco Glicério faz visita à Unicamp

Reportagem e fotos: José Irani  I  Texto: Maria Luiza Robles Arias  I  Revisão: Felipe Dos Santos

No dia 27 de maio, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) recebeu na Unicamp a Escola Estadual Francisco Glicério para uma visita. A proposta era de que os alunos do ensino médio participassem de conversas sobre temas variados relacionados à universidade. “Estrutura Organizacional”, “Sustentabilidade na Gestão Unicamp” e “Formas de ingresso na Universidade” foram alguns dos assuntos abordados com os alunos. 

Os estudantes chegaram ao campus por volta das 9h15 e, em decorrência da chuva, seguiram diretamente para os auditórios do Centro de Convenções. O pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, deu as boas-vindas aos alunos e introduziu brevemente as atividades das quais os alunos fariam parte ao longo da visita. “Quero também ressaltar uma coisa importante: a Unicamp é uma universidade pública. Ou seja, vocês podem entrar aqui para trabalhar por meio de concursos, mas também podem prestar o vestibular para entrarem como alunos. Esperamos tê-los aqui”, contou o pró-reitor. 

Pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, dá as boas-vindas aos alunos

Em seguida, a secretária-geral da universidade, Ângela de Noronha Bignami, iniciou a série de palestras, com uma fala sobre a estrutura organizacional da universidade, seu funcionamento, além de outras questões. O objetivo era explicar para os alunos que ainda não têm contato com a universidade como a Unicamp se organiza: “Não dá para a gente fazer qualquer coisa e do jeito que  a gente quiser. Para a Unicamp funcionar, tem que ter toda uma estrutura prévia. Para um filme acontecer, não é necessário um monte de gente? Da mesma forma acontece aqui. Somos divididos em vários segmentos, cada um cuidando de alguma coisa”, explicou Ângela.

Mais tarde, a arquiteta e urbanista coordenadora de sustentabilidade da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI), Thalita Dalbelo, conversou com os alunos sobre sustentabilidade dentro da gestão da Unicamp: “A gente realiza projetos para lidar com várias questões sustentáveis em todos os campi da universidade, por exemplo: a questão dos resíduos que são produzidos todos os dias. Todas essas coisas são pensadas para ocorrer da melhor forma possível”, discursou. 

Por fim, os alunos tiveram uma conversa sobre as formas de ingressar na Unicamp com a coordenadora de Concursos e Carreira da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), Cristiane Mandelli Fim. A coordenadora afirmou que o vestibular não é mais a única forma de ingressar em uma instituição pública, já que atualmente as universidades têm várias formas de ingresso. Especificamente sobre a Unicamp, Cristiane declarou que, além do vestibular, é possível ingressar na universidade por meio do Enem-Unicamp, do Vestibular Indígena, das Vagas Remanescentes/Olímpicas e do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). 

 

Rolar para cima