Viva Ciência leva cerca de duas mil crianças da rede municipal para o evento nesta sexta

Reportagem e fotos: José Irani  I  Texto: Bruna Garcia  I  Revisão: Felipe Dos Santos I Colaboração: Eliane da Fonseca Daré ( Instituto de Geociências)

A Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campinas, realizou no dia 7 de junho um encontro destinado a alunos do Ensino Fundamental II das escolas municipais da cidade. O “Viva Ciência” ofereceu diversas oficinas e exibições interativas, abordando temas como zoologia, botânica, química, astronáutica, simulações computacionais e paleontologia. “Este evento é uma oportunidade da universidade de se aproximar do ensino básico da cidade de Campinas. É muito importante trabalhar com nossas crianças, pois esperamos que essas atividades possam estimulá-las a gostar de ciência e futuramente vir a ser nossas alunas, é uma interação extremamente proveitosa e produtiva”, destacou o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura, Fernando Coelho.

“Interessante ressaltar que todos os professores que ofereceram as atividades lá, eles também se sentiram muito recompensados…eu já fiz um convite ainda informal, mas vai ter uma reunião de avaliação pós-evento. E em conversas informais, muitos deles já toparam desenvolver outras oficinas e outras atividades, porque todo mês, o museu abre um fim de semana”, ressaltou Ernesto Kemp, diretor do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, em entrevista para a Proeec na cerimônia de abertura do evento. “o que eu destaco com isso, foi a participação do Museu I.Q., I.B., I.G. e o Museu de História Natural. Foram cinco institutos diferentes que se uniram para oferecer uma diversidade grande de atividades para os estudantes da rede municipal”, acrescentou.

“Este evento é um embrião de um centro interativo de ciências que a Secretaria Municipal de Educação fez em parceria com a Unicamp para que permanentemente a população tenha acesso a demonstrações e à compreensão de fenômenos científicos, começando nas escolas, onde a ciência é um aprendizado indispensável. Foi uma parceria muito feliz, afinal juntamos forças para cumprir a missão da universidade que é a produção de conhecimento ser voltada para a sociedade, a universidade é para essas crianças, pertence a elas e é voltada para elas”, frisou José Tadeu Jorge, secretário municipal de Educação de Campinas.

“A extensão é tão importante quanto os outros dois pilares da universidade, que são a produção de ciência e a educação, e eu acho que o evento de hoje é a concretização da junção de todos esses aspectos”, complementou o secretário.