Programa UniversIDADE abre inscrições de instrutores para as unidades de Limeira e Piracicaba

Texto: Fernando Barbosa  I  Revisão: Felipe Dos Santos  I Foto: acervo do Programa UniversIDADE

O Programa UniversIDADE recebe inscrições para as pessoas interessadas em ministrar oficinas nas unidades de Limeira e Piracicaba no segundo semestre de 2024 até o próximo dia 28 de junho. Tal programa é vinculado à Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC) e realizado em Campinas há 10 anos. O UniversIDADE será, agora, expandido para essas duas unidades a partir do próximo semestre. Segundo sua coordenação, serão recebidas as inscrições de docentes, alunos e profissionais externos à Unicamp que queiram compartilhar voluntariamente habilidades e conhecimentos com os alunos acima de 50 anos, público abrangido nas atividades oferecidas semestralmente.

O processo de escolha das atividades é feito a cada novo semestre.  Nessa fase, são recebidas as propostas de atividades, de oficinas, vivências ou palestras, para posterior triagem e escolha da quelas que atendam aos objetivos do Programa e as necessidades do Público atendido.. Serão avaliados tanto os objetivos da proposta quanto a disponibilidade de local; posteriormente, os projetos poderão compor o cronograma de opções a serem oferecidas aos alunos em quatro eixos temáticos: “Arte e Cultura”, “Esporte e Lazer”, “Saúde Física e Mental” e “Sócio-cultural e Empreendedorismo”.

Outra possibilidade de monitoramento das oficinas ofertadas pelo Programa UniversIDADE é a de alunos da Unicamp pleitearem bolsas pelo Programa de Apoio Didático (PAD) ou pelo Programa de Estágio Docente (PED), oferecendo atividades de extensão pelo processo de curricularização que precisam desenvolver em suas graduações. As atividades em Limeira terão início em agosto deste ano e serão oferecidas no Colégio Técnico de Limeira (Cotil), na Faculdade de Tecnologia da Unicamp (FT) e na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Já em Piracicaba, os projetos ocorrerão na Faculdade de Odontologia (FOP). Para participar, é necessário preencher o formulário de proposta no seguinte link: https://forms.gle/BPkg9bPz2DnAHrRD8 . Mais informações pelo e-mail Proidade@unicamp.br ou pelos telefones (19) 3521-8183 e (19) 3701-6769.