Museu Exploratório promove o dia do Asteroide neste final de semana

O evento é realizado simultaneamente em todo o mundo para conscientizar do risco de colisões contra o planeta.

Texto: Fernando José Barbosa  I  Revisão: Felipe Dos Santos  I   Fotos: arquivo IG

O Museu Exploratório de Ciência (MEC) e o Instituto de Geociência (IG) trazem uma ótima programação para esse início de férias das crianças e também para jovens e adultos. Nos próximos dias 28, 29 e 30, acontece o “Asteroid Day”, ou Dia do Asteroide. A programação conta com palestras, oficinas, filmes, exposições de meteoritos e fotografias de astros estelares, observações e atividades de interação. Realizada pela primeira vez em 2022, a atividade retorna esse ano e ocorrerá nas dependências da Unicamp. O evento traz ao público o conceito de defesa planetária, que visar evitar colisões como ocorreu em 1908, quando um asteroide de aproximadamente 50 metros de diâmetro explodiu nos céus da região de Tunguska, na Sibéria, inspirando a  origem, em 2016, do dia 30 como o Dia Mundial do Asteroide, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As atividades são organizadas pelos grupos de Geologia Planetária e de Astronomia Aglomerado Aberto, em parceria com o Grupo de Pesquisa e Ensino de Ciências (GPEC) e o Grupo de Astronomia Popular (GAP), todos vinculados ao MEC e ao IG. Para a celebração da data e trazer aprofundamentos sobre o tema, foram preparados três dias de variadas opções.  Segundo o coordenador do evento, professor Álvaro Crosta (IG), é uma oportunidade de o público brincar e aprender com as diversas formas de atividades que irão acontecer durante os dias de evento: “Junto às equipes do museu e do instituto de geociência, propomos essa programação e buscamos ajudar a equipe a desenvolver as ideias das atividades que irão acontecer no final da semana”, explicou Crosta.

Os organizadores lembram da importância de se difundir informações sobre esse evento, pois os resultados podem e já tiveram consequências devastadoras. Segundo eles, a região atingida na Sibéria era praticamente desabitada e, por esse motivo, não houve registro de vítimas, mas resultou em uma área de mais de 2 mil km² de floresta boreal completamente destruída pelas ondas de choque decorrentes da explosão.

O museu exploratório é um órgão da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC) e vai receber as atividades de interação do evento, tais como exposições, filmes e observações. As palestras vão acontecer nas dependências do IG, das 12h30 às 20h da sexta-feira, das 9h30 às 17h do sábado; no domingo, as ações acontecem no Planetário da Lagoa do Taquaral, em Campinas, das 14h às 15h. As atividades no MEC e IG têm entrada liberada e gratuita a todo o público, sem necessidade de inscrições. Já no planetário, será cobrado um ingresso de R$ 10,00 a inteira, com meia-entrada R$ 5,00. Mais informações no site: https://www.mc.unicamp.br.