Texto: Bruna Garcia Lopes I Revisão: Felipe Dos Santos I Fotos: José Irani
Nesta quarta (26), a Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC) da Unicamp realizou o Fórum Permanente “Planejamento Estratégico Institucional: carta de intenções ou instrumento efetivo de gestão” e contou com diversas mesas de temáticas variadas, uma destas contou com representantes da Universidade de São Paulo (USP) para abordar a experiência da universidade com o tema. O evento faz parte de uma série de outras ações que as duas instituições vêm pensando em conjunto para o desenvolvimento e a gestão efetiva das universidades para 2029. Este projeto ocorre juntamente a outros igualmente organizados e pensados pelas universidades para consolidar sua parceria, a fim de promover melhorias no planejamento de gestão, com vistas à mudança e à inovação organizacional.
Apresentado pelos professores João Maurício Gama Boaventura (coordenador de Administração Geral da USP) e Arlindo Philippi Junior (chefe de gabinete da reitoria da USP), o evento iniciou com a apresentação do chamado “MVV-USP-2029”, que tem por eixos os seguintes temas: missão, visão e valores. Destacando a importância dessa troca, o Philippi afirmou: “Para poder fazer esse cortejamento do que está sendo realizado, encontros como este são extremamente relevantes, principalmente para fazer conexões entre aqueles que têm a missão de desenvolver tanto os processos de um bom planejamento como a execução, para tornar realidade aquilo que foi definido como o melhor caminho para aperfeiçoar o funcionamento das nossas instituições”.
“Foi muito proveitoso porque acreditamos que a faculdade precisa de iniciativas como estas, que tratam de assuntos da própria universidade, de pontos que nos esforçamos para melhorar; e nada melhor do que pessoas de dentro e de fora dela para nos ajudar a construir um planejamento de gestão melhor”, comentou a Prof.ª Dr.ª Maria Luiza Moretti, Coordenadora Geral da Unicamp. “Todos esses eventos sempre agregam bastante, porque essa troca de experiências é muito rica, para podermos refletir como estamos atuando dentro na nossa universidade e também conhecer como isso está sendo executado lá fora”, compartilhou Maria das Graças, atual assessora administrativa da prefeitura universitária da Unicamp. “Foram mais de trezentas pessoas, e espero que elas tenham encontrado respostas ou pelo menos inspirações”, complementou.