ProEEC inicia novo ciclo do Programa UniversIDADE com expansão para Limeira e Piracicaba

Texto: Fernando José Barbosa I  Fotos: Irani  / Arquivo Programa UniversIDADE  | Revisão: Felipe dos Santos

O segundo semestre do Programa UniversIDADE em 2024 trouxe um grande passo dado pela Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC), concretizando o projeto de expansão para os campi de Limeira e Piracicaba. Os novos polos desse programa iniciam as atividades semestrais simultaneamente às já realizadas em Campinas, que se estendem até o mês de novembro deste ano.  Essa expansão amplia para 1.071 o número de alunos que vão cursar as oficinas e as atividades do Programa UniversiDADE neste semestre: 917 em Campinas, 62 em Piracicaba e 92 em Limeira, em 233 cursos e atividades. A coordenadora desse programa, Alice Helena de Danielli, a “Leninha”, afirmou que a expansão para Limeira e Piracicaba já fazia parte dos planos desde a implantação do projeto, há 10 anos, podendo agora se tornar realidade.

A diretoria da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e a cidade de Limeira receberam com satisfação a chegada do Programa UniversIDADE

O início das atividades do semestre acontece após um começo de ano que trouxe como novidade a inauguração de novas dependências do Programa UniversIDADE, junto ao prédio da Diretoria Geral da Administração da Unicamp (DGA), na Praça das Bandeiras, e das comemorações de 10 anos de implantação do projeto. A iniciativa possibilitou abrigar atividades e atendimentos em local próprio e próximos da coordenação e da administração do Programa.

Flávio Aguiar, diretor da FOP, na mesa de abertura ao lado do pró-reitor, Fernando Coelho, e da coordenadora do Programa, Leninha

Piracicaba estreia nesta programação com 21 oficinas; já Limeira, com outras 41 atividades, que serão abrigadas nas dependências da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), da Faculdade de Tecnologia (FT), do Colégio Técnico de Limeira (COTIL) e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP).

Para o pró-reitor da ProEEC, Fernando Antônio dos Santos Coelho, essa nova etapa do Programa, expandido para Limeira e Piracicaba, chega em uma fase bastante amadurecida, com  as inovações já implantadas em Campinas sendo levada aos dois campi de forma sólida, com as experiências em canto, música, bordados, artesanatos e atividades físicas, inserção digital, entre outras práticas. Ele define esse processo como uma extensão muito clara do que já acontece em Campinas. 

Coelho explica, ainda, que o programa expande também essa estrutura já praticada, o que faz com que sejam envolvidos não só os idosos, mas também os jovens. “É muito interessante essa possibilidade de os mais jovens e idosos trocarem informações. É um programa que cria afetos, cria laços muito fortes entre os participantes” declarou Coelho.

O pró-reitor considera que esse é um exemplo muito claro de como a extensão universitária pode colaborar com a sociedade, levando aquilo que nela se desenvolve e trazendo de volta os conhecimentos da comunidade à sua volta. “É o início de uma série de atividades. A ProEEC vai levar essa prática para outros programas da Universidade”, comemorou Coelho. 

A coordenadora do projeto informa que, além da ProEEC, o êxito dessa ampliação da oferta de atividades também contou com o apoio dos diretores da FCA, Márcio Alberto Torson, da FT, Leonardo Lorenzo Bravo Roger, do COTIL, Augusto César da Silveira, e da FOP, Flávio Henrique Baggio Aguiar. “Agradecemos muito toda à comunidade dos campi e aos funcionários pela receptividade e pelo apoio, que fizeram uma enorme contribuição na organização das ações para que tudo acontecesse da melhor maneira possível”, disse Leninha. “Esse processo foi um tanto exaustivo, mas muito importante para as cidades, pois este é um dos objetivos do UniversIDADE: levar saúde e qualidade de vida para muito mais pessoas do público acima de 50 anos, integrá-las à sociedade e promover um envelhecimento ativo e saudável a elas”, completou a coordenadora

Equipe do Programa UniversIDADE orgulhosa

O Programa UniversIDADE oferece oficinas semestrais em quatro áreas de atuação: Arte e Cultura, Saúde Física e Mental, Sociocultural e Geração de Renda, Esporte e Lazer. As matrículas são realizadas a cada semestre para as atividades que serão oferecidas no período subsequente. Mais informações sobre o Programa UniversIDADE no site: https://www.proec.unicamp.br/programa-universidade

Rolar para cima