Catálogo do Patrimônio Científico, Acadêmico e Artístico da Unicamp será organizado pelo CMU em parceria com a Proec

Texto: Gabriela Villen I Fotos: José Irani

O Centro de Memória (CMU), em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), apresentaram nesta quarta-feira (20), proposta do Catálogo do Patrimônio Científico, Acadêmico e Artístico da Unicamp. A publicação deve reunir informações sobre os arquivos, os centros de documentação, as bibliotecas, os museus e os prédios históricos da Universidade, em forma de verbetes. “A ideia é um material que seja a um só tempo de divulgação e, também, uma obra de referência para quem está produzindo pesquisa”, explicou André Paulilo, coordenador do CMU. Além do catálogo impresso, o projeto prevê uma versão virtual e interativa.

“A Universidade é riquíssima. Há um perímetro ao redor do Ciclo Básico onde estão a Bora [Biblioteca de Obras Raras], a Biblioteca Central [Cesar Lattes], o AEL [Arquivo Edgard Leuenroth], o Siarq [ Arquivo Central do Sistema de Arquivos]. É uma quantidade enorme de informação, que é fundamental para comunidade interna e externa. Precisamos organizar e incorporar esses acervos às nossas realidades. E fazer com que esteja também incorporado e converse intensamente com a cidade de Campinas e toda a Região Metropolitana de Campinas”, afirmou o pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho.

Segundo ele, por meio desse mapeamento, o Catálogo visa ampliar o acesso a esses espaços. “A partir do momento que a gente tenha tudo isso mapeado e sistematizado, eles podem se constituir também em uma atração para as pessoas que vêm visitar a Unicamp”, exemplificou.

De acordo com André Paulilo, o objetivo geral é ampliar a visibilidade do conjunto de bens culturais e materiais de interesse acadêmico e científico que a Universidade reúne. “Queremos que o Catálogo possa servir tanto para dar conhecimento e acesso a essas instituições, como seja um potencializador para pesquisas nas diferentes áreas, tanto nas artes, quanto na história, na memória e na própria história da ciência”, ressaltou.

A reuião contou com a participação do Museu de Artes Visuais (MAV), do Siarq, do CIS-Guanabara, do Museu Exploratório de Ciências, da Biblioteca Central, da Bora, do Museu de Diversidade Biológica, do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (Ciddic), da Faculdade de Odontologia (FOP), e da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), que aderiram massivamente ao projeto, ..
Faltou: Museu de Informática DCOM, Museu da Odontologia de Piracicaba “Dra. Grace Harriet Clark