CINE DCULT: Exibição do filme PARA’I e debate com presença do diretor Vinicius Toro

No próximo dia 9 de novembro, às 18h, teremos no gramado em frente ao Centro de Convenção da Unicamp (Av. Erico Verissimo, 500, Cidade Unviersitária, Campinas-SP), uma nova edição do Cine DCult, dessa vez com a exibição do filme PARA’I dirigido por Vinicius Toro, tendo após a exibição um debate com a presença do diretor. O filme surge do encontro que o cineasta com a comunidade guarani do Jaraguá, como parte do Programa Aldeias, um projeto de fortalecimento cultural e político das terras indígenas de São Paulo. “O objetivo das oficinas de vídeo era que a comunidade pudesse se apropriar das tecnologias e realizar projetos para visibilizar o contexto de vida dos Guarani na maior cidade do país.” Produzido pela Travessia Filmes e com distribuição da Descoloniza Filmes.

Sinopse
Para’í conta a história de Pará, menina guarani que encontra por acaso um milho guarani tradicional, que nunca havia visto e, encantada com a beleza de suas sementes coloridas, busca cultivá-lo. A partir dessa busca começa a questionar seu lugar no mundo: por que não fala guarani, por que é diferente dos colegas da escola, por que seu pai vai à igreja Cristã, por que seu povo luta por terra.

Direção e roteiro: Vinicius Toro
Elenco: Monique Ramos Ara Poty Mattos, Samara Cristina Pará Mirim O. Martim, Lucas Augusto Martim, Regiane Dina de Oliveira Santos, Hortêncio Karai Tataendy, Sônia Barbosa Ara Mirim
Produção executiva: Bruno Cucio
Montagem: Victor Fisch