Facilitadores da Gestão Ambiental e de Resíduos completam 20 anos de trabalho

Texto: Gabriela Villen  I  Fotos e edição de imagem: Luiz Tadeu

A Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (DEPI) celebrou, na quarta-feira (29), os 20 anos de trabalho dos Facilitadores da Gestão Ambiental e de Resíduos (GEARE), da Unicamp. O pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho, coordenador do pioneiro Grupo Gestor de Resíduos, compôs a mesa de abertura do evento ao lado de Regina Mesquita Micaroni, atual coordenadora da GEARE, e Talita de Almeida Mendes, assessora da DEPI.

Fernando Coelho, Talita de Almeida Mendes e Regina Mesquita Micaroni, compuseram a mesa de abertura do evento

“Como a gestão de resíduos está ligada à administração central, tínhamos que capilarizar esse serviço para as unidades. Os Facilitadores são representantes de cada unidade, treinados junto às comissões de resíduos, para poder enviar todo esse ensinamento para dentro da unidade. É uma forma de fazer a gestão de resíduos chegar na ponta, no gerador de resíduos”, explicou Micaroni. Regina destacou os desafios diários enfrentados pelos Facilitadores, que fazem esse trabalho além de todas suas atribuições diárias. “São pessoas batalhadoras”, afirmou.

Coelho relembrou os primórdios do grupo, que iniciou a gestão de resíduos na Unicamp. “Comemorar os 20 anos dessa atividade me traz memórias muito legais. Foi um trabalho de comunidade, coletivo. Discutimos muito, pensávamos muito, escrevíamos muito. Esse trabalho deu origem ao que hoje é toda a gestão da sustentabilidade da Universidade”, ressaltou. O pró-reitor destacou ainda como o trabalho realizado na Unicamp tornou-se uma referência. “É mais uma vez a universidade dando o exemplo e servindo de modelo para comunidades em geral e para o país”, completou.

Os facilitadores foram homenageados

A programação do evento incluiu palestras com a psicologa Maria Elenice Quelho Areias, “O papel da rede de apoio no combate ao estresse”, e com a assessora técnica de gestão e planejamento na FCM, Eneida Rached Campos, “A importância do Planejamento no gerenciamento de resíduos”.

O evento incluiu palestras de Maria Elenice Quelho Areias e Eneida Rached Campos

Confira a cerimônia completa: