Texto: Maria Luiza Robles e Gabriela Villen I Imagens: Luiz Tadeu
Uma comitiva da Unicamp liderada pelo pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Coelho, esteve, na quinta-feira (15), no Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), em reunião com representantes da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec). O objetivo da conversa foi planejar ações conjuntas entre as duas instituições, que devem culminar, em 2025, na inauguração de um espaço compartilhado no centro de Campinas. Na Unicamp, o projeto foi batizado como “Unicamp da Cidade”.
Segundo o pró-reitor, a conversa marcou o início do projeto. “Temos um grupo de pessoas completamente focado em fazer acontecer, o que fez o nosso encontro ser muito produtivo. A partir de agora, começamos a vislumbrar o nascimento em si do projeto e a nossa perspectiva é de que muito em breve ele vai estar implantado na cidade”, comentou Coelho. O pró-reitor ressaltou, ainda, a importância do planejamento e acredita que, a partir de abril, o projeto estará amadurecido para começar a ser implementado.
Para Andrea Jaconi, gerente dos programas de educação profissional da Fumec, a reunião deixou claro que as duas instituições têm um objetivo comum: o trabalho junto à população. “A gente entende que o Ceprocamp [Centro de Educação Profissional de Campinas] faz um trabalho de inclusão ao dar oportunidades para as pessoas estudarem e mudarem de vida. A Unicamp está vindo para nos auxiliar em todos esses processos, trazendo mais oportunidades e nos dando apoio. Nós estamos unindo forças para esse objetivo comum que é alcançar a população vulnerável de Campinas”, revelou.
As possibilidades de trabalho conjunto estão sendo mapeadas, assim como as demandas das populações que vivem e circulam naquele território. Atividades devem começar a ser oferecidas ainda este semestre, no prédio da Fumec.
Representando a Unicamp, participaram também da reunião Adriana Nunes Ferreira, chefe de gabinete adjunta da Reitoria; Veridiana Porto, procuradora; Sylvia Furegatti, coordenadora geral da Diretoria de Cultura (DCult) da Proec; Josianne Cerasoli e Wagner Romão, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH); Marcelo Rocco, coordenador do CIS Guanabara; e Isabel Aráujo Floriano e Gabriela Villen, de Projetos Estratégicos e Comunicação da Proec respectivamente.