A leitura como ferramenta de transformação é tema de filme exibido na Casa do Lago

Texto: Thais Alves dos Santos | Edição: Gabriela Villen | Fotos:Dário Crispin

A realidade de pessoas privadas de liberdade que encontram na leitura uma nova perspectiva de vida e oportunidade de transformação é o tema do documentário “Liberta!”, exibido na segunda-feira (29/4) no cinema do Espaço Cultural Casa do Lago. A exibição está inserida em uma parceria, por Termo de Cooperação, entre a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP), ligada ao Governo do Estado de São Paulo, que desenvolve políticas públicas para a reintegração social de pessoas privadas de liberdade, e a Unicamp, por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Educadores que trabalham junto às mulheres privadas de liberdade e algumas das pessoas que prestaram depoimento no filme estiveram presentes na exibição. “É uma oportunidade de mostrar o valor da leitura na vida dessas pessoas. O quanto a cultura, a educação, a literatura transforma vidas”, afirmou Érika Bueno, da Proec. O longa-metragem conta com depoimentos reais de educadores e promotores de justiça. 

O Projeto Clubes de Leitura, que originou o documentário, visa promover a oportunidade de inclusão, por meio do fomento à leitura dirigida, privilegiando o desenvolvimento da escrita e do hábito da leitura, o aprimoramento da formação pessoal, cultural, profissional e social, proporcionando também a possibilidade de remição de pena pela leitura. Ele prevê a remição de 4 dias, por cada livro lido. A produção de uma resenha deve comprovar a leitura. Para isso, é necessário que um parecerista valide a resenha. A parceria com a Unicamp pretende prover pareceristas para essas resenhas, entre docentes, alunos e funcionários, que se encarregam de escrever os pareceres, dentro dos padrões da FUNAP. Estes, por sua vez, serão encaminhados para o Juiz fazer valer esse direito.

Essa parceria também conta com a participação do grupo “Doe Sonhos”, formada por mulheres da sociedade civil, que captam livros para ampliar o acervo das bibliotecas dos presídios, sendo que algumas unidades não são providas de uma biblioteca estruturada.

O filme “Liberta!” é uma produção de Carmela Conteúdos, roteiro e direção de Débora Gabitta. Uma associação com a Produtora Grupo Mulheres do Brasil | Intro Picture.

Rolar para cima