Ampliação da parceria com Patrulheiros de Campinas inclui FEF e Educorp

Texto: Fernando Barbosa e Gabriela Villen  I  Fotos: José Irani e Luiz Tadeu

Foi lançada, na última quarta-feira (6), a etapa “Patrulheiros em Ação”, que amplia o acordo de cooperação entre a Unicamp e o Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania (Campc) – Patrulheiros de Campinas. O evento, que aconteceu na Escola de Educação Corporativa (Educorp), contou com a participação do pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho; do presidente dos Patrulheiros de Campinas, Adailton Silva; da coordenadora de projetos dos patrulheiros, Simone Scabello; o diretor associado da Faculdade de Educação Física (FEF), João Paulo Borin; e da coordenadora de Acolhimento, Escuta e Desenvolvimento, da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), Maria Bezerra Carvão. 

Pró-reitor de Extensão e Cultura, Fernando Coelho, na mesa de abertura do evento

A nova etapa permitirá aos patrulheiros que atuam na Unicamp a utilização do espaço da Faculdade de Educação Física (FEF) para atividades físicas (musculação). “Fico feliz em ver ações que a Proec vem implementando trazerem resultados para a comunidade e quero crer que a Unicamp, em breve, vai apresentar papel de destaque nessa área”, afirmou o pró-reitor. Isabel Floriano e Guilherme Capovilla, da equipe de Projetos Estratégicos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), coordenam a atividade em parceria com Carlos Aparecido Zamai, do Laboratório de Biologia Integrativa do Exercício (LaBIEx) da FEF.

Para Adaílton Silva essa ação é fundamental para a manutenção da saúde física e mental dos patrulheiros. Simone Scabello, por sua vez, destacou o caráter inovador da ação, que amplia as possibilidades de inserção dos patrulheiros no ambiente universitário para além das atividades profissionais de jovem aprendiz.

Isabel Floriano, da equipe de Projetos Estratégicos da Proec, com o presidente dos Patrulheiros de Campinas, Adailton Silva, e equipe

A Unicamp conta com quase 100 adolescentes, contratados por meio da Lei do Aprendiz, atuando na área administrativa. O acordo de cooperação, firmado em agosto de 2023, pretende envolver o jovem aprendiz em outros aspectos da vida universitária. As ações, que estão sendo coordenadas pela equipe de Projetos Estratégicos da Proec, incluem aulas preparatórias para o vestibular, assistência odontológica e acesso à Biblioteca Comunitária. 

Rolar para cima