Circuito de Saúde do ProgramaUniversIDADE atendeu 189 pessoas no

Texto: Fernando Barbosa I Fotos: José Irani

Participar de um programa inteiramente voltado para o público acima dos 50 anos e contar com avaliação das condições de saúde são algumas das vantagens que os alunos do Programa UniversIDADE contam logo na largada do semestre. O Circuito Saúde levou esse público para as dependências do Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU), no dia 29 de agosto, onde fizeram as medições. Foram avaliados um total de 189 pessoas e este ano o evento contou com ampliação de aferições. As aferições foram coordenadas pelo Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) da Unicamp, em parceria com as Faculdades de enfermagem da Unicamp e Anhanguera-Taquaral.

A atividade, que é realizada desde 2015, contou com avaliação de pressão arterial, acuidade visual, saúde bucal, controle glicêmico, postural, saúde da mulher, além de testes rápido de antígeno e ​​orientação vacinal. Segundo a coordenadora do Programa, Alice Helena de Danielli, a Leninha, essa atividade ajuda a avaliar a situação dos alunos e apontar novas estratégias para esse público. “Entendemos que essas ações auxiliam nossos alunos a viverem mais com boa saúde e qualidade de vida aumentando a satisfação e bem-estar geral, além de proporcionar mobilidade, dentro e fora de casa, uma vez que o envelhecimento ativo está ligado ao estado de saúde e qualidade de vida”, defende ela.

Leninha disse que os dados levantados vão auxiliar no planejamento e propostas de novos projetos e pesquisas para futuras oficinas, palestras, vivências ou projetos específicos que possam contribuir na qualidade de vida dos alunos. “É importante esse olhar atento e direcionado na elaboração das atividades e eventos que os conscientize a manter-se com vida ativa e saudável”, comentou a coordenadora.

Além de colaborar com a avaliação da saúde do público 50+, o Circuito de Saúde contribui na integração dos do Programa com os estudantes de graduação de diversos cursos da área da saúde. Segundo Leninha, os estudantes que fazem esse atendimento têm em contrapartida dessas ações a oportunidade de colocar em prática o que se aprende em sala de aula e levar os dados para seus projetos.

O Programa UniverIDADE abre matriculas semestralmente e oferece atividades em quatro eixos temáticos, Arte e Cultura, Esporte e Lazer, Saúde Física e Mental, Sócio Cultural e Geração de Renda.