Circuito Saúde avaliou 163 alunos do Programa UniversIDADE

Texto: Fernando Barbora I Edição: Gabriela Villen I Fotos: José Irani

O evento atendeu 163, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp

O Circuito Saúde do Programa UniversIDADE ofereceu, no dia 4 de abril, um dia de avaliação de saúde, a 163 pessoas acima de 50 anos. O evento, que aconteceu no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp, contou com a colaboração do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), da Faculdade de Enfermagem da Unicamp (Fenf), da Faculdade Anhanguera Taquaral e da UniMetrocamp. Nessa atividade, realizada semestralmente, são aferidos índice de massa corpórea (IMC), colesterol, triglicerídeos, avaliação oral e visual, além de rodas de conversas com o grupo da psicologia. O Programa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) oferece, de forma gratuita, atividades de caráter integrativo e interdisciplinar, relacionadas ao desenvolvimento social, cultural, de saúde física e mental, para pessoas a partir dos 50 anos.“Esta iniciativa é uma atividade extensionista, fruto da parceria do UniversIDADE com as faculdades parceiras e, vai além de uma simples checagem de saúde, ela representa um compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dessa faixa etária, fornecendo uma avaliação inicial que pode ser crucial para a saúde a longo prazo”, explicou a coordenadora do Programa UniversIDADE, Alice Helena De Danielli, a Leninha. Segundo ela, o evento traz, ainda, para os estudantes de graduação envolvidos, uma oportunidade de aplicar seus conhecimentos e contribuir diretamente para o cuidado com a saúde da comunidade.

Alice Helena De Danielli, coordenadora do Programa UniversIDADE, e a aluna Meibel Silveira Marques Rodrigues Alvares

Um dos exemplos do alcance desse projeto é a participação da aluna Meibel Silveira Marques Rodrigues Alvares, 94 anos, e sua filha Célia Marques Rodrigues Alvares, 69 anos. Elas participam de outras atividades do Programa e fazem questão de ir fazer o Circuito Saúde. Para elas, esse projeto é muito importante para suas vidas e dos demais alunos. “Acho o circuito maravilhoso! É muito bom para as pessoas idosas, que às vezes nem sabem que tem problemas de saúde e precisam de um tratamento. Essa atividade tem trazido muitos benefícios para todos”, destacou Meibel.

Sua filha endossou as palavras da mãe, sobre a importância do Circuito Saúde. “Essa atividade vem complementar as ações feitas pelo Programa UniversIDADE, cuidando da saúde dos alunos, identificando problemas e também dando orientações preventivas e vida mais saudável a essa comunidade. Há casos de muitos alunos que só melhoram e buscaram ajuda após passarem pelas avaliações nesse circuito”, afirmou.

Meibel Silveira Marques Rodrigues Alvares, 94 anos, e sua filha Célia Marques Rodrigues Alvares, 69 anos, ambas alunas do Programa UniversIDADE

Para Célia , o Programa UniversIDADE traz um convívio importante para essa faixa etária e contribui numa etapa da vida que é fundamental estar ativo e saudável. “O programa é um exemplo de ação na sociedade”, ressaltou.

Leninha reforçou a importância do Programa no cumprimento da função da Universidade em seu compromisso com a comunidade. “Ao promover a saúde física e mental, o Circuito Saúde destaca o papel fundamental da Universidade como um espaço de cuidado e troca de conhecimento com a comunidade. A cada edição, esse evento consolida-se como um marco no calendário acadêmico, reforçando o compromisso das instituições envolvidas com a promoção do bem-estar e da saúde para todos”, disse ela.

CO Circuito Saúde conta com a colaboração do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) e da Faculdade de Enfermagem (Fenf) da Unicamp, e da Faculdade Anhanguera Taquaral e da UniMetrocamp.

CHALLENGE DAY

Um próximo evento voltado para a saúde dessa comunidade está agendado para o dia 29 de maio. É o “Challenge day”, Dia do Desafio, dia de combate ao sedentarismo e incentivo a prática de esportes e atividades físicas. A programação será divulgada em breve.