Drogas K e suas implicações serão tema do próximo Fórum Permanente da Unicamp

Texto: Maria Luiza Robles Arias

O Fórum acontecerá na próxima quinta (06) a partir das 9 horas no Centro de Convenções

As Drogas K no contexto da Ciência, Saúde, Segurança, Relações Sociais, e Trabalhistas serão tema do próximo Fórum Permanente que acontecerá na quinta feira (06/06) a partir das 9 horas no Centro de Convenções da Unicamp. O evento, que é vinculado à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) está sendo organizado pelo Paulo Cesar Montagner, professor titular na Faculdade de Educação Física (FEF) e atual chefe de gabinete da Reitoria; pela Lucilia Vilela de Melo, farmacêutica e atual vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA); pela Fabiana Yoshinaga, química e membro da CIPA; e pelo Aldo Gomes Santos, atual presidente CIPA. Além da Proec, outros órgãos/unidades estão envolvidos neste evento: o Gabinete do Reitor da Unicamp e CIPA.

As drogas K, como são chamadas, pertencem a um novo grupo de substâncias psicoativas que têm potencial de levar à morte. O objetivo do encontro, portanto, é discutir o contexto dessas novas drogas que estão surgindo e como a sociedade está se adaptando a essa ameaça, tanto do ponto de vista da ciência, da saúde e da segurança pública, como da sociedade civil. Além disso, também será debatido o uso e os efeitos das drogas no ambiente de trabalho e quais seriam as formas de atuação da universidade para lidar com essa situação.

O evento é gratuito e contará com certificado para aqueles que comparecerem de forma presencial. As inscrições para participar podem ser feitas através do link.

PROGRAMAÇÃO:

06/06/2024 (quinta-feira)

9h – Abertura

9h15 – Palestra: Perspectivas e dificuldades da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no contexto das novas drogas sintéticas.

10h30 – Coffee Break

11h – Palestra: Maconha e Drogas K: qual a diferença e como evitar

12h – Almoço

14h – Palestra: Atuação da Polícia Federal no combate às Drogas K

15h10 – Coffee Break

15h30 – Mesa redonda: Governo, sociedade e universidade – como enfrentar o problema das Drogas K?

17h – Encerramento

INSCRIÇÕES:

ExteCult – Formulário de Inscrição (unicamp.br)