Em sua 5ª Edição, “Jornada de Olhos no Futuro” recebe cerca de 140 alunos da escola Telêmaco

Reportagem e fotos: José Irani  I  Texto: Bruna Garcia  I  Revisão: Felipe Dos Santos

Na terça-feira (11), a Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec), em parceria com o Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (CEPTEn), realizou a 5ª edição do programa Jornada de Olhos no Futuro. O programa interdisciplinar integra docentes, pesquisadores e estudantes da Unicamp ao contexto da Escola Estadual Dr. Telêmaco Paioli Melges. A participação de  seus colaboradores nos projetos de extensão realizados na escola tem objetivo de promover a inclusão dos estudantes no contexto universitário. “Tem um aspecto muito importante deste programa interdisciplinar, que é a formação dos acadêmicos da Unicamp para a curricularização da extensão e para vivências nesse ambiente universitário compartilhado com a escola pública do nosso estado”, frisou a Prof.ª Danúsia Arantes Ferreira, pós doutoranda na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computacional.

Durante o dia, foi realizada uma série de atividades não só com o intuito de ensinar ciências, mas também de aproximar os alunos da realidade acadêmica “dentro do campo sustentável que tem o programa Jornada de Olhos no futuro, no qual recebemos os alunos da escola Telêmaco Paioli na Unicamp para uma série de atividades. Hoje recebemos cerca de 140 alunos, que passaram o dia todo na universidade, visitaram o laboratório, fizeram experimentos, oficinas, tiveram uma série de atividades pela universidade”, contou o Prof. Luiz Carlos Pereira da Silva, engenheiro elétrico e atual coordenador do Campo Sustentável e do CEPTEn. Ainda nesse contexto, Danúsia completou: “O dia de hoje, na 5ª edição da jornada, é um momento de culminância. Nós entendemos que a universidade está presente na escola o semestre todo. Eles chegam na universidade para entender esse lugar como um lugar de produção de ciência, mas também um lugar no qual as relações humanas e a convivência no espaço acadêmico é um laboratório vivo, de aprendizagem significativa”.

“Após atingir um certo nível de maturidade do programa, sempre com muito apoio da Proeec, estamos conseguindo olhar para um horizonte, no qual entendemos que estamos preparados para ampliar a quantidade de atendimento de escolas. Essas experimentações com eles nos fortalece e nos habilita para ampliar para mais 10 escolas. É isso que estamos buscando”, comenta a Prof.ª Danúsia sobre o futuro do programa.