Faculdade de Educação oferece avaliação física a patrulheiros

Texto: Gabriela Villen

A atividade foi a primeira realizada no âmbito do convênio assinado em agosto.

Peso, altura, resistência e flexibilidade foram algumas das medidas tomadas do grupo de 26 patrulheiros que estiveram, na última quinta-feira (12), na Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp. A atividade foi a primeira realizada no âmbito do convênio de cooperação assinado, em agosto, entre a Unicamp e o Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania (Campc) – Patrulheiros Campinas, cujas ações serão coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). O acordo visa oferecer atividades socioeducativas, culturais, esportivas e de assistência à saúde aos jovens patrulheiros.

Entre os objetivos da atividade, o professor João Borin, que coordenou as medições na FEF, destacou benefícios tanto para os patrulheiros, quanto para os estudantes da Unicamp envolvidos. “O primeiro obejtivo é oferecer a esses jovens uma estrutura de entender inicialmente o seu próprio corpo. Vamos traçar um perfil, a partir de alguns indicadores de saúde, para que eles possam se entender. A reboque desse desse primeiro objetivo, a parceria contribui também com a missão da Faculdade, que é formar alunos. São todos os nossos alunos, que estão à frente da execução desses diferentes testes, dessas diferentes medidas que nós vamos oferecer”, afirmou.

A avaliação foi dividida em dois blocos. No primeiro, foram realizadas medidas antropométricas, que incluíram peso, massa corporal, estatura e quantidade de gordura no corpo. No segundo bloco, foram realizados testes considerados internacionalmente indicadores de saúde, tais como força, resistência, capacidade aeróbia e flexibilidade. Segundo Borin, estes indicadores permitirão traçar um perfil e ter uma visão geral das capacidades biomotoras desses jovens.

Para Isabel Floriano, da Proec, a presença dos jovens na FEF também teve uma função importante. “Pudemos perceber no olhar a curiosidade e alegria de estar na Unicamp”, contou. “É importante a Unicamp ir até a comunidade, mas também é importante que eles venham aqui e entendam que esta Universidade é muito mais que a área de saúde”, destacou Isabel.

Segundo ela, as medições devem servir ainda como base para outras propostas de atividades entre a FEF e os Patrulheiros.