Lançamento de livro sobre Yanomamis

A crise humanitária dos Yanomami parece não ter fim. A cada dia novas manchetes se sucedem na mídia tradicional, alternativa e redes sociais. A Ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara, reconhece a impotência governamental e as dificuldades enfrentadas para combater os garimpeiros invasores que dizimam as terras e os povos Yanomami. Em meio a esta tragédia anunciada, um grupo de professores e alunos da disciplina “Linguagem, Jornalismo, Ciência e Tecnologia”, do Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural do Labjor/Unicamp, resolveram revisitar os Yanomami, para tecer, em uma construção coletiva, um pequeno perfil da trajetória deste grupo dos Povos Originários e oferecer à sociedade um pouco de sua cultura, dificuldades, mazelas.

O retrato traçado no livro “POVOS ORIGINÁRIOS DO BRASIL: Sentidos da crise humanitária dos Yanomami”, Editora Pontes, sem dúvida, é lacunar, mas representa um esforço de (re)construção de sua trajetória, realidade e representação que possibilite reflexões sobre os sentidos múltiplos que provocam no imaginário popular. Hoje, os povos indígenas ocupam novos espaços nas cidades, nas universidades, na literatura, na política, reivindicando seus direitos na sociedade brasileira.

Não por acaso, a Unicamp é um dos lugares hoje ocupado por múltiplas etnias indígenas que buscam na Universidade novos saberes e trazem, também ensinamentos ancestrais. Para comemorar os povos Yanomami, o livro será lançado às 10hs do dia 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, na Casa do Lago da Unicamp, à rua Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária.

Para comemorar o lançamento do livro organizado pelos jornalistas e professores Graça Caldas, Fabiano Ormaneze e Margarethe Born, será realizada uma Roda de Conversa entre organizadores, alunos autores, autores convidados e alunos-indígenas da Unicamp que deram entrevistas em diferentes capítulos. A proposta é fazer um bate-papo sobre a realidade, as conquistas e a saga dos Yanomami.

Mais informações:

Graça Caldas: gcaldas@unicamp.br e (19) 99601-1389