ProEEC faz visita ao Espaço Arte Africana em Campinas

Autoria: Maria Luiza Robles Arias e Gabriela Villen

O espaço, organizado pelo pós-graduando da Unicamp Carlos Kiss reúne uma série de atividades e de obras relacionadas à cultura africana, em especial à civilização BaNtu

Na tarde da última quarta-feira (17), o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura, Fernando Coelho, e Isabel Cristina Araújo Floriano, membro da equipe de Projetos Estratégicos da Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC), visitaram o Espaço Arte Africana, que fica localizado no Jardim Chapadão, em Campinas. O espaço foi idealizado e organizado por Carlos Kiss, coreógrafo, bailarino, formado em pedagogia pela Unicamp e pós-graduando no Instituto de Artes (IA) na mesma instituição.

O local é um espaço de acolhimento e formação na cultura e na arte da civilização BaNtu e traz, em seu complexo, o Museu das Artes Africanas, com milhares de obras; uma loja de artigos africanos; a CARLKISS DANCE, Companhia de Dança Negra Contemporânea e o Coletivo de Dança Negra da Unicamp. Além disso, o Espaço também oferece vários cursos relacionados a africanidades, como o curso de História e Confecção de Máscaras Africanas.

 

 

A visita da ProEEC teve como intuito principal conhecer o espaço. Contudo, a partir da visita, surgiram discussões sobre possíveis parcerias entre Unicamp – por meio da ProEEC e da Diretoria de Cultura (DCult) – e o Espaço Arte Africana. “Eles possuem um acervo muito bonito de obras africanas. Sobretudo a coleção de máscaras que o Carlos tem, que, a meu ver, é extremamente impactante. E a partir dessa visita surgiram algumas alternativas para que a gente possa fazer algumas exposições de parte do acervo dele aqui na Unicamp”, contou o pró-reitor. 

Para conhecer mais sobre o Espaço e todos os programas que eles oferecem, basta acessar o site: https://xn--espaoarteafricana-dsb.com.br/

Rolar para cima