Programa HC Extensionando realiza cerimônia de encerramento e premiação do desafio Hack Health

Texto: Bruna Garcia Lopes | Revisão: Felipe Dos Santos | Fotos: José Irani

Nesta sexta-feira (19), a Pró- reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC) realizou o evento de premiação do desafio Hack Health, do programa HC Extensionando. Esse desafio tinha como objetivo alunos de universidades públicas e privadas proporem soluções  para o Hospital das Clínicas (HC). “Na verdade, acredito que, com esse programa, plantamos a semente que gostaríamos, e agora a próxima etapa é realizar melhorias para que possamos aumentar a quantidade de ações que o programa pode desenvolver”, ressaltou o pró-reitor da ProEEC Professor Fernando Coelho.

Um dos parceiros do desafio foi a Associação Fundo Patrimonial Patronos, um fundo de ex -alunos que capta recursos com pessoas que tiveram suas vidas impactadas pela Unicamp e utilizam dos próprios recursos para contribuir com a comunidade universitária. “Foi um grande prazer fazer parte da construção deste edital de inovação ligado ao HC da Unicamp. O grande objetivo do Patronos, com este programa, não é apenas fomentar o desenvolvimento tecnológico, mas também tirar boas ideias do papel”,  disse Matheus Henrique, cofundador e diretor da associação.

Os vencedores do desafio, em primeiro lugar, com o projeto “Hack the Health” foi a equipe de Bruno Batista, Danilo Silva, Kauan Butura, Melina Parada e Renata Bassi.“Foi um processo amplo, na qual o desafio era propor soluções para o HC da Unicamp. Montei um grupo e convidei as pessoas mais talentosas que conhecia e desenvolvemos um “workspace” de multiplataformas. Fizemos algo para melhorar a comunicação interna do hospital e integrar outras ferramentas já utilizadas”, explicou Bruno Batista, representante da equipe premiada.

“O grupo de alunos foi transformado pelo contato com a realidade dos pacientes, dos funcionários do HC. Então, nós estamos extremamente satisfeitos com o resultado e desejosos de que as coisas se concretizem”, afirmou o Prof. Paulo Velho, coordenador de assistência do Hospital das Clínicas da Unicamp.