Texto: Thais Alves dos Santos | Revisão: Felipe dos Santos |
Conscientização, prevenção, educação e saúde são os temas centrais do Projeto Meses Coloridos, promovido pelo Hospital de Clínicas da Unicamp (HC), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC). O projeto é coordenado por Kátia Stancato, docente da Faculdade de Enfermagem (FenF) e conta com a participação de bolsistas de graduação e pós-graduação, além de parceiros de cada ambulatório do HC Unicamp. O objetivo é desenvolver, nos meses relacionados à prevenção da saúde, a conscientização de pacientes, familiares e comunidade acadêmica.
“Esse é um trabalho de prevenção e educação. Nós acreditamos muito que educar traz um potencial melhor do que o curar. Quando eu previno, eu consigo com isso trazer benefícios para toda minha população. Então, conscientização, prevenção, educação e saúde é o que a gente prega”, afirmou Elaine Cristina Candido, responsável pelo ambulatório de cirurgia do HC.
Para a coordenadora de enfermagem dos ambulatórios do HC, Camilla Fernanda Lorenzon, o hospital pode ser um lugar propício para a conscientização da população sobre diversos temas: “Nos ambulatórios a gente atende uma média de 2 mil pacientes por dias, então é bem movimentado. A gente acredita que esse momento em que os pacientes ficam nas salas de espera é bem rico para a gente desenvolver essas atividades de conscientização”, afirmou.
Leticia Martin de Albuquerque de Moura, supervisora da enfermagem dos ambulatórios do HC, acredita que o projeto pode impactar inclusive o fluxo do Hospital: “Os pacientes estão aqui por conta das suas doenças, mas a prevenção pode influenciar o tratamento dentro dos ambulatórios e consequentemente impacta dentro do hospital. O paciente retorna menos ao pronto-socorro, e pode ser que ele tenha menor chance de internação”, refletiu.
O Projeto Meses Coloridos atuou na conscientização sobre a leucemia (Fevereiro Laranja), na prevenção do câncer de colo do útero (Março Lilás), no combate à hipertensão arterial (Abril Vermelho), na prevenção de traumas com foco especial na segurança no trânsito (Maio Amarelo), entre outras ações. Por sua vez, o mês de junho está sendo dedicado à promoção da doação de sangue.
Leia também:
HC, FEnf e ProEC lançam o projeto Meses Coloridos para prevenção de doenças
No Maio Amarelo, HC realiza ações de conscientização sobre acidentes de trânsito