Recepção aos ingressantes indígenas ressalta inclusão e interação cultural na Universidade

Texto: Fernando Barbosa  I  Reportagem e fotos: Irani

A Unicamp promoveu no último dia 15 de março a recepção aos estudantes ingressantes indígenas na Universidade. O evento contou com palestras, debates e intervenções, como parte da Calourada 2024 e visou dar um destaque para essa comunidade na cerimônia que ocorreu no Espaço Casa do Lago, para o grupo que esse ano teve 130 vagas disponibilizadas nos diversos cursos da Unicamp. “Ainda estamos aprendendo a ensinar e receber os ensinamentos de vocês”, destacou o pró-reitor de Graduação, Ivan Toro. O evento contou com representantes da Pró Reitoria de Graduação (PRG), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), da Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DEDH), Comissão Assessora para a Inclusão Acadêmica e Participação dos Povos Indígenas (CAIAPI), da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) e da Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil (DEAPE).

O assessor da Proec, Marco Cremasco, destacou o compromisso de reconhecer a importância dos povos indígenas neste processo de acolhimento e adaptação da Universidade a sua cultura. Para Ivan Toro, a escolha dos estudantes indígenas pela Unicamp, só aumenta a responsabilidade da Universidade e buscar o melhor acolhimento e adaptação para atender as expectativas deles. “ É uma responsabilidade imensa participar da formação profissional deles e deixá-los aptos a contribuírem com suas especializações nas aldeias, estados e para o país”, disse ele.

A presidente da Caiapi, Chantal Medaets, ressaltou a importância do trabalho que vem sendo feito na Unicamp que procura não generalizar e sim valorizar os indígenas levando em conta sua diversidade de etnias e formações. “Vocês são a melhor maneira de quebrarmos qualquer preconceito que possa existir”, disse ela. O presidente da Comvest, professor José Alves lembrou o sexto ano de aplicação do vestibular indígena. “Vocês carregam uma história que não é só de vocês, mas de seus povos”, disse ele. Alves destacou que a importância deste vestibular está no empenho que a Unicamp faz para criar mecanismos especiais, diferente do vestibular tradicional, para ir ao encontro, atrair e acolher os melhores estudantes indígenas para essa universidade, fazendo dela pioneira nesta ação. “ Vocês são a principal propaganda para o próximo e futuros vestibulares indígenas na Unicamp”, afirmou Alves.