Três funcionários da Proec são selecionados para o Programa de Mobilidade Internacional da DERI

Texto: Bruna  Garcia  I   Edição: Gabriela Villen  I  Fotos: acervo pessoal

Três dos funcionários contemplados pelo Edital de Mobilidade da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) da Unicamp são membros da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC). O edital, voltado para funcionários da administração central da Universidade, ofereceu 10 auxílios individuais para um programa de mobilidade internacional de curta duração. Lançado anualmente, o edital tem como objetivo principal apoiar a internacionalização das atividades da Unicamp.

“As expectativas são muitas, mas, essencialmente, é ver como e o quê priorizam na gestão cultural universitária”, comentou o sociólogo Marcelo Rocco,  atual coordenador do CIS-Guanabara (Centro Cultural de Inclusão e Integração Social), contemplado pelo edital. Ele ficará uma temporada na Universidade de Lisboa.

Marcelo Ferreira Rocco- coordenador do CIS Guanabara – Centro Cultural Unicamp

Da mesma forma, Betânia G. Carvalho, do Museu de Artes Visuais (MAV) , elegeu a North Carolina State University, nos Estados Unidos (EUA), por seu museu universitário Gregg Museum of Art & Design. Segundo ela, é possível traçar muitos paralelos entre as duas instituições, o que deve enriquecer sua experiência. “Meu projeto envolve conhecer a parte operacional do museu dos EUA. Vou visitar os departamentos, saber sobre o público, como é a relação do museu com a universidade e o entorno”, explicou. Betânia destacou ainda o apoio e orientação recebidos da coordenadora da Diretoria de Cultura (DCult), então diretora do MAV, Sylvia Furagatti, no processo de submissão ao edital. “Ela me deu total apoio para participar e ainda me orientou na formulação da proposta de trabalho”, afirmou.

Betânia Gonçalves de Carvalho- trabalha no Museu de Artes Visuais da Unicamp

Agente de comunicação, Pâmela Baena, por sua vez, optou  pela Universidad de Granada (UGR), na Espanha. Segundo ela, a Universidade se destaca pela descentralização do conhecimento por meio de divulgação de projetos e programas e pela preservação de sua memória histórica. “Acredito que a Unicamp tem muito a se beneficiar com o exemplo da UGR e com mais conexões futuras”, destacou. Pâmela ficou na Espanha entre os dias 20 de fevereiro e 7 de março. “ Fui recebida na Universidad de Granada por Beatriz Morales Fernández, responsável pela Gestão e apoio técnico da vice-reitora prof.ª Dr.ª Margarita Sánchez Romero, e por María Paz Sánchez Buendía, Chefe de Seção. Elas foram muito acolhedoras, me apresentaram a toda a equipe, apresentaram o Espacio V Centenário, prédio histórico no qual se localiza o vice-reitorado, e prepararam para mim uma série de atividades e visitas guiadas aos patrimônios da UGR que estão sob responsabilidade do vice-reitorado. Pude conhecer o pessoal da divulgação, do educativo, do administrativo, dos projetos, das coleções de arte e a equipe de restauro. Além disso, a UGR incentivou e indicou atividades para conhecer o trabalho que tem sido feito pela Junta da Andaluzia, instituição pública que tem financiado o desenvolvimento cultural da região”, contou.

Pâmela Keiti Baena- Agente de Comunicação do setor de Midialogia na ProEC Unicamp, realizou sua mobilidade para Universidad de Granada (UGR) Foto referente a visita guiada à Faculdade de Direito da Universidad de Granada com Isabel Rueda Castaño