Unicamp da Cidade: A Iniciativa de Integração Universitária com a Comunidade – entrevista CBN

Tivemos o privilégio de conversar com o Professor Fernando Coelho, Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, para discutir um projeto de grande relevância: o Projeto Unicamp da Cidade.

Durante a entrevista, o Professor Coelho compartilhou detalhes empolgantes sobre essa iniciativa que visa fortalecer os laços entre a universidade e a comunidade local, especificamente em Campinas. O projeto, que está em desenvolvimento há algum tempo, surge como resposta à estratégia da Unicamp de se aproximar ainda mais da cidade que a acolhe.

O Professor Coelho explicou que o Unicamp da Cidade será dividido em três frentes principais: extensão, artes e teatro, e direitos humanos. Essas áreas abrangerão uma variedade de atividades destinadas a envolver a comunidade local e os arredores. Um espaço físico centralizado em Campinas servirá como ponto de encontro para essas atividades, oferecendo um ambiente propício para o desenvolvimento de projetos colaborativos.

O local escolhido para sediar o projeto é um prédio na região do Viaduto Miguel Vicente Cury – Campinas – SP, gentilmente disponibilizado pela Fundação Municipal de Educação Comunitária (FUMEC). Este espaço será compartilhado com o projeto Médico da Rua, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, ampliando ainda mais o alcance e a diversidade das atividades oferecidas.

Durante a entrevista, o Professor Coelho destacou a importância da gratuidade das atividades oferecidas pelo projeto. Como uma universidade pública, a Unicamp está comprometida em fornecer acesso igualitário às suas iniciativas, envolvendo tanto professores e funcionários quanto alunos em projetos de extensão com a comunidade.

Além disso, o Professor Coelho revelou planos ambiciosos para expandir o projeto para outros campi da Unicamp, como Limeira e Piracicaba. Essa visão de longo prazo busca estender os benefícios do Unicamp da Cidade para um público mais amplo e diversificado.

No decorrer da conversa, ficou evidente o compromisso da Universidade com a integração e colaboração com a comunidade local. O Projeto Unicamp da Cidade promete não apenas fortalecer esses laços, mas também proporcionar um impacto positivo duradouro na vida das pessoas.

Agradecemos ao Professor Fernando Coelho por compartilhar conosco os detalhes emocionantes deste projeto inovador. Ficamos na expectativa de acompanhar de perto o desenvolvimento e a implementação do Unicamp da Cidade, e de testemunhar os benefícios que ele trará para a comunidade de Campinas e além.

O futuro é promissor, e a Unicamp está liderando o caminho em direção a uma maior integração e colaboração com as comunidades que ela serve.